Livro · Resenha

Resenha: Quando cair o verão e outras histórias, de Amelia Williams

Olá pessoal! Chegando aos 45 do segundo tempo para dar sequência à série de resenhas aqui do blog, hoje vamos conhecer um pouco mais do livro Quando cair o verão e outras histórias, de Amelia Williams. Essa resenha faz parte do Desafio Literário aqui do Máquina de Escrever Mágica, cuja meta do mês de março era um livro para ler enquanto chove.

O LIVRO

QUANDO CAIR O VERÃO E OUTRAS HISTÓRIAS é um livro de contos inspirados em episódios da série britânica Doctor Who, que em novembro de 2013 completou 50 anos no ar. A obra reúne três contos: Quando cair o verão, de Amelia Williams; O Beijo do Anjo, de Melody Malone; e O Demônio na fumaça, narrado pelo Sr. Justin Richards. O livro traz ainda uma rara entrevista com Amelia Williams, a reclusa autora de A garota que nunca cresceu, e uma nova introdução escrita por ela.

9788581052250_300_grafica.jpg

Inspirado no episódio The Bells of Saint John, Quando cair o verão narra a história da jovem Kate, que passa suas férias na vila litorânea de Watchcombe e está determinada a aproveitar ao máximo sua última semana de folga. No entanto, ao descobrir uma misteriosa pintura chamada “O Senhor do Inverno”, ela viverá aventuras que jamais poderia ter imaginado.

Em O Beijo do Anjo, inspirado em The Angels Take Manhattan, a detetive particular Melody Malone recebe uma visita inesperada: o astro de cinema Rock Railton. Ele acredita que alguém quer matá-lo e, quando menciona “o beijo do anjo”, Melody aceita o caso. E com o passar do tempo, a detetive logo descobre que o preço da fama é maior do que ela poderia imaginar.

Narrado por Justin Richards e inspirado pelo episódio The Snowmen, O Demônio na fumaça, é um thriller no qual dois garotinhos, cansados de limpar a neve do pátio do orfanato, decidem fazer um boneco de neve — e se deparam com um mistério brutal. Fascinados e horrorizados, testemunham quando o boneco de neve começa a sangrar. A busca por respostas levará Harry, um dos meninos, à aventura mais perigosa e empolgante de sua vida.

TELEVISÃO E LITERATURA

O que é bastante interessante nesse livro é a interação entre o universo da série e o produto físico que são as histórias. Mesmo sabendo que Amelia Williams – que atendia por Amy Pond na série e passou várias temporadas de DW vivendo aventuras ao lado do Doutor e de Rory, seu esposo – infelizmente não existe na realidade, não há qualquer indício disso enquanto se lê seu conto. Na verdade, toda a construção do livro, desde as artes e até mesmo os textos introdutórios e entrevistas, nos levam a crer que Amy (e Melody Malone e Sr. Justin Richards)  não só existe como também escreveu tudo ali. E isso é fantástico.

HISTÓRIAS PARA O FANDOM

Sem qualquer sombra de dúvida, trata-se de um livro escrito para os fãs de Doctor Who, pois cada conto apresenta elementos característicos da série tais como personagens já conhecidos, vilões, expressões e locais que já apareceram em algum momento de DW, mas nada que impossibilite a leitura de uma pessoa que nunca viu a série. Mesmo sendo o Doutor o centro das narrativas em Doctor Who, neste livro há uma mudança de paradigma. Ele está presente, mas não protagoniza nada efetivamente, o que é bastante interessante.


Título: Quando cair o verão e outras histórias
Autora: Amelia Williams, Melody Malone e Sr. Justin Richards
Editora Suma de Letras
Páginas: 192
Compre: Amazon
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s