Pessoal

TAG: Chatice Literária

Passeando por aí na grande rede, encontrei essa singela TAG lá no A Garota da Biblioteca e logo decidi fazer por motivos de: sou uma leitora bem chata de galocha e meu gosto para livros não costuma bater com o da maioria dos leitores por aí. Então, quando vi do que se tratava essa belezinha de TAG, não perdi tempo e vim responder!

idiva_026

1 – Um livro que você achou que seria legal, mas foi chato:

Herdeiro do Império, do Timothy Zahn. Vocês não fazem ideia do meu desapontamento quando comecei a ler esse livro, que faz parte do universo expandido de Star Wars, e descobri que era chatérrimo. Eu lia e lia e absolutamente nada de relevante acontecia, juro! Me deu a impressão que a história progredia mais para o final, porém não consegui sair daquele começo maçante. Quem sabe no futuro, né?

2 – Um livro que todos dizem que é fantástico, mas você não achou:

Assassinato no Expresso Oriente, da Agatha Christie. Toda vez que as pessoas me ouviam dizer que gostava de história de detetives, me recomendavam ler os livros da Dame Agatha e diziam que essa história era uma das melhores e tal. Aí fui eu ler. Achei bem bacana o mistério, mas eu já tinha desvendado o caso lá na metade e juro que passei o resto da leitura torcendo para estar errada. Infelizmente eu não estava e não curti muito o livro. É bom, mas não aquela maravilha que haviam me dito.

3 – Um livro que tinha tudo para ser bom, mas é chato:

O Despertar do Príncipe, da Colleen Houck. Quando peguei esse livro para ler, pensei que seria bacana pois, à primeira vista, tem todos os elementos de um bom livro: capa bacana, boa sinopse, diagramação bonita. Mas tudo isso vai ralo abaixo com a história fraca, cheia de clichês e os personagens são 200% sem sal. Era de se esperar que um príncipe egípcio fosse um cara um pouco mais animado, mas não.

4 – Um livro com personagem principal intragável:

Bergdorf Blondes, da Plum Sykes. Eu estava vivendo uma fase chick-lit fashionista quando ganhei esse livro de presente. Aí fui ler e logo nas primeiras páginas tomei aversão à protagonista. A Moi é exatemente igual às outras protagonistas desse tipo de história e faz questão de deixar isso claro. Como é ela que narra a história, eu li com o maior tédio pois não conseguia não pensar no quão esterotípica ela era.

5 – Um livro com final terrível:

Inferno, do Dan Brown. Nem vou me alongar muito nesse quesito para não dar spoiler, mas acontece algo no final que requer uma reflexão sobre como vai ficar a situação do mundo e essa reflexão simplesmente não acontece.

6 – Um universo que você nunca gostaria de morar:

Apesar de amar as histórias e os personagens, eu jamais moraria lá em Westeros. O George R.R Martin criou um universo muito bem estruturado na série Uma Canção de Gelo e Fogo e tal, mas diante da probabilidade de morrer tragicamente, prefiro ficar só na leitura mesmo.

7 – Um livro que você tem na estante mas tem medo de ler por parecer chato:

Kenobi, do John Jackson Miller. Depois da desilusão com outros livros do universo expandido de Star Wars, estou pensando 200 vezes antes de ler qualquer um deles. Claro que alguns como Marcas da Guerra, Estrelas Perdidas e Um Novo Amanhecer moram no meu coração, mas o pé atrás se mantém com esses mais antigos como Kenobi.

8 – Um livro que tinha tudo para ser chato, mas foi bom:

Incidente em Antares, do Érico Veríssimo. Sabe aqueles livros que a escola te obriga a ler? No meu caso foi na época do vestibular e todo mundo da minha sala falou super mal do livro. Falaram que era chato, que a história era sem pé nem cabeça, que ninguém havia entendido nada e por aí vai… Vocês não imaginam minha surpresa quando li e descobri que a história era fantástica (literalmente), a critíca social era sensacional e que o livro em si era extremamente bem construído e com todas as pontas amarradinhas.


E vocês, pessoal? Quais são as suas respostas? Comentem aí em baixo! Até a próxima!

Deixe um comentário

