Pessoal

12 perguntas para uma autora: Clara Madrigano

Olá pessoal! Vocês se lembram do post 12 perguntas para uma/um autora/autor? Hoje ele está de volta e quem nos responde é a querida Clara Madrigano, escritora, editora da Dame Blanche, guardiã do simpático dog River e tradutora. Com a permissão dela, eu vou postar aqui a respostas que ela me enviou, quem sabe no futuro esse post possa se espalhar, não é?

moldura-polaroid-8

1 – Desde quando você escreve?

Escrevo desde sempre. É uma dessas coisas que você realmente não consegue olhar para trás e encontrar o início, porque parece que faz parte de você. Mas falando de quando comecei a escrever com a intenção de ser escritora, foi algo que aconteceu lá pelos meus 12 anos, na época em que fanfiction começava a se popularizar por aqui; escrevi algumas, não achei graça, decidi que o que queria mesmo era criar meus próprios universos. E aí começou.

2 – No que começar a escrever afetou a vida?

Primeiro, me fez abandonar qualquer pretensão de algum dia ser rica. Depois, certamente mudou minha rotina. Eu me tornei uma pessoa com muito apreço pelo caseiro, ter o computador à disposição para poder sentar ou escrever. Sempre fiz o tipo silencioso, mas comecei a usar meu silêncio como ferramenta da profissão: um escritor é, em muitos sentidos, um observador. A gente captura o mundo à volta e traz para dentro do escritório, coloca no papel, na tela.

3 – O que você mais gosta nas próprias histórias?

Nas histórias, em si, eu não sei. Cada uma me apresenta algo novo. No ato de escrevê-las: adoro aquela satisfação rara de quando a ideia que está na sua cabeça se traduz de forma quase perfeita nas palavras.

4 – Qual o seu ritual para escrever?

Silêncio e reclusão. Não posso ter pessoas comigo. Sempre que tentei escrever com companhia, foi sofrível produzir. Fora isso, não tenho outros rituais, nem superstições. É bom ter bebida para acompanhar. Como não gosto de álcool, fico no suco ou no cappuccino.

5 – Como surgem as suas ideias para escrever?

De tantos lugares; do que os outros escrevem, de filmes de vejo, de conversas na internet, de coisas que presencio no dia-a-dia.

6 – Qual(s) seu personagem(s) favorito(s) do seu(s) livro(s)? Por que?

Que pergunta difícil. No momento, eu diria que é o Michael Kennish, protagonista do livro que estou terminando. Estou irremediavelmente apaixonada.

7 – O que você acha essencial para quem quer começar a escrever?

De fato escrever. Não existe outra coisa que vá te tornar bom nisso, exceto escrever e escrever. Mesmo que você não saiba para onde está indo com a sua história.

8 – Como leitor(a), o que você sempre procura quando começa a ler uma nova história?

Algo em que ninguém pensou antes, na maioria das vezes. Mas há vezes em que você quer o oposto, também, que é retornar para o conhecido, o que já te é familiar: uma leitura mais inocente, confortável. Depende do dia.

9 – Quais seus livros e escritores favoritos?

Alguns dos meus livros favoritos são “Duna”, “A mulher do viajante no tempo”, “Ficções”, “Orgulho e Preconceito”. Fora isso, leio basicamente qualquer coisa publicada pela Kelly Link, pela Donna Tartt, Hilary Mantel, Helen Oyeyemi, etc.

10 – Como escritor(a), qual a importância que você acha que os livros têm para a cultura?

Imensa. Os seres humanos são feitos de histórias, são histórias que nos moldam. Sem elas, não teríamos ido muito longe. Nossa capacidade de criar é o que nos define, e poucos exemplos disso são melhores do que a literatura.

11 – Fale um pouco sobre o(s) seu(s) livro(s).

Eu adoro ficção especulativa. Estou sempre transitando entre a fantasia e o sci-fi. Aqui está um link para o que já escrevi e publiquei: http://claramadrigano.tumblr.com/publicacoes

12 – O que, ou quem te influenciou a escrever?

Harry Potter. Querendo dizer: o momento em que percebi como histórias nos influenciam, o poder que elas têm. Foi bem no auge da série Harry Potter e, por mais que eu gostasse da série, o que eu queria mesmo eram minhas criações, minhas palavras.

Deixe um comentário

