Livro

Mulheres na Literatura #5 – Clarice Lispector

E a série Mulheres na Literatura está de volta, pessoal! Na nossa última postagem, viajamos pela vida e obra da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. Hoje, eu convido todo mundo a conhecer um pouco mais sobre a ucraniana de nascimento e brasileira de corpo e alma Clarice Lispector.

cl_pc01env02_foto014-copy

Clarice nasceu em Chechelnyk, na Ucrânia e se naturalizou brasileira. Quanto à sua brasilidade, declarava ser pernambucana. Ela foi autora de romances, contos e ensaios que lhe valeram prêmios e a fizeram ser considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka.

Já radicada e acostumada ao Brasil, Clarice estudou Direito na UFRJ,obra-de-clarice-lispector apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta.
Suas principais obras – repletas de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas, sendo considerada uma de suas principais características a epifania de personagens comuns em momentos do cotidiano – marcam cada período de sua carreira. Perto do coração selvagem foi seu livro de estreia; Laços de família, A paixão segundo G.H., A hora da estrela e Um sopro de vida são seus últimos livros publicados. Em 1961, Clarice vence o Prêmio Jabuti na categoria Contos, premiação que voltaria a vencer em 1978 com o romance A hora da estrela.

Ao mesmo tempo que criava personagens tão vivazes e expressivos, inclusive baseando-se em suas vivências, Clarice Lispector costumava evitar declarações excessivamente íntimas nas entrevistas que concedia, tendo afirmado mais de uma vez que jamais escreveria uma autobiografia. Contudo, nas crônicas que publicou no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, deixou escapar de tempos em tempos confissões que permitem traçar um panorama de sua vida pessoal, ainda que incompleto. A verdade é que a escritora – que faleceu em 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário – continuará sendo um mistério para seus admiradores, tendo deixado um legado literário de suma importância para a literatura brasileira.

As obras de Clarice Lispector podem ser adquiridas na Amazon BR, na Livraria Cultura e em outros sites.


Espero que tenham gostado, pessoal! E estou mais do que aberta para sugestões de autoras bacanas que mereçam um post só para si, ok? É só comentar aqui em baixo!

 

Anúncios

2 comentários em “Mulheres na Literatura #5 – Clarice Lispector

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s