Pessoal

Wanderlust – Buenos Aires

Tenho uma relação de amor e ódio com a língua espanhola. Mesmo morando num país que é cercado por países falantes do idioma, eu mesma nunca aprendia a me virar em espanhol. Admito que tinha um receio enorme de começar a estudar e não conseguir seguir em frente, mas depois de ter me matriculado num curso de alemão e ter sofrido bastante, percebi que estava dando um mole sem tamanho ao não dar uma chance para o espanhol.

Na realidade, o que mudou essa minha percepção foi uma singela viagem, como há anos eu não fazia, para Buenos Aires, capital da vizinha Argentina. Vez ou outra eu ouvia minha mãe comentar que a cidade estava entre os destinos que ela sempre sonhou conhecer, que seria lindo visitar o lugar onde aconteceram tantos momentos importantes na história da América Latina e por aí vai.

Até que esse ano, conseguimos finalmente juntar nossas economias e partimos da modesta Juiz de Fora (MG) rumo à Paris dos Trópicos. Logo de cara fomos surpreendidas com a beleza arquitetônica de Buenos Aires. Um misto de influência européia com modernidade tecnológica domina a fachada dos edifícios da cidade. Para onde olhássemos, haviam bandeiras do país marcando os prédios do governo e monumentos que homenageavam feitos e heróis da pátria estavam por toda parte.

mausoleo-836226_640

Conhecemos bairros como San Telmo, que abriga uma maravilhosa feira de antiguidades dominical, além de ser o point para os amantes de arte e cultura. Lá estão alguns dos museus mais importantes da Argentina e é tambem o local onde mora Quino, o cartunista criador da divertida e sempre crítica Mafalda.

church-tower-949205_640.jpg

Em La Boca, os fãs de esporte podem conhecer a famosa La Bombonera, estádio de um dos clubes mais famosos do mundo: o Boca Juniors. Ao contrário de San Telmo, La Boca vive e respira o futebol, com lojas temáticas a cada esquina e estátuas dos maiores ídolos do time e do país sempre prontas para aparecerem nas fotos e selfies dos turistas.

la-bombonera-907304_640.jpg

Logo ali, pertíssimo de La Boca, está o Caminito, uma série de ruas e vielas repletas de cor e pequenas lojas com souvenires e obras de arte local. Segundo a história do bairro, ali era onde viviam e ainda vivem parte das pessoas pobres da cidade. Suas casas coloridas eram feitas com chapas de metal dos cascos dos navios que ancoravam no porto da cidade e seu nome deriva justamente dos caminhos estreitos que compõe o conjunto arquitetônico da região.

caminito-351167_640.jpg

No moderno e recente Puerto Madero, o bairro mais jovem da capital argentina, é possível caminhar ao lado do Rio da Prata e vislumbrar alguns dos maiores arranha-céus do país. É em Puerto Madero que se encontram as sedes das mais importantes companhias multinacionais da Argentina, e são elas que, ao lado do turismo, mantém a economia argentina funcionando mesmo que aos trancos e barrancos.

Infelizmente, não conhecemos muito de outros bairros como Palermo, reduto fashion e da gastronomia requintada da Argentina e como a Ricoleta, onde se encontra enterrada a primeira dama mais popular do país, Eva Perón. Mas posso dizer isso da cidade: vale a pena cada segundo passado em Buenos Aires. O clima, mais ameno do que no Brasil, é um deleite. Existem opções de cafés e restaurantes para todos os gostos e bolsos, além de passeios nos quais o turista pode conhecer mais da cidade e do país sem gastar um centavo sequer. Os custos da viagem são mais baratos do que muitas viagens feitas dentro do nosso próprio país. E uma vez lá, cai por terra aquele mito de que os argentinos são rudes e mal-educados. É lógico que existem pessoas assim em qualquer país do mundo, mas se nós, na condição de visitantes, fizermos uso da nossa educação, tudo vai bem.

Em suma, se você está procurando um destino para a sua próxima viagem, fica aí a dica: Buenos Aires é uma pedida excelente!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s