Livro

Mulheres na Literatura #4 -Chimamanda Ngozi Adichie

No post anterior da série Mulheres na Literatura, eu escrevi sobre a importantíssima Mary Shelley, a criadora da ficção científica e uma das mais importantes escritoras do mundo. No post de hoje, vamos viajar pela vida e obra da nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, considerada uma das mais importantes jovens autoras anglófonas da atualidade.

8290323769_178b248257_b

Chimamanda nasceu em Abba, no estado de Anambra, mas cresceu na cidade universitária de Nsukka, no sudeste da Nigéria, onde se situa a Universidade da Nigéria. Filha de um professor universitário e de uma administradora, quando completou dezenove anos, ela deixou a Nigéria e se mudou para os Estados Unidos, onde estudou em diversas universidades renomadas.

hibisco-roxo-chimamanda-ngozi-adichie-capa-livro

Sua carreira como escritora se iniciou em 1997 com a publicação de uma coletânea de poemas intitulada Decisions. Dali em diante, ela não parou mais. Seu primeiro romance, Hibisco Roxo (2003), foi aclamado por público e crítica ; o que lhe valeu uma indicação para o Orange Prize de Ficção em 2004 e no ano seguinte, ela recebeu o Commonwealth Writer’s  Prize de Melhor Primeiro Livro. Seu segundo romance, Half off a Yellow Sun recebeu esse nome em homenagem a bandeira da nação de Biafra e em 2007 recebeu o prêmio Orange Prize de Ficção. Em 2014, o romance ganhou uma adaptação para o cinema dirigida por Biyi Bandele e estrelada por Chiwetel Ejiofor e  Thandie Newton.

Além de suas obras literárias, Chimamanda também é um ícone do movimento feminista, tendo inclusive palestrado sobre o assunto. “We should all be feminists” foi uma conversa/palestra para a TEDx dada por Adichie em 2013. Nela, a autora compartilhou suas experiências sobre ser uma feminista africana, e seus pontos de vista sobre a construção de gênero e sexualidade. Partes do discurso de Adichie foram usadas na canção “Flawless”, da cantora Beyoncé, que se tornou um hit mundial e ajudou a compartilhar a importância da sonoridade entre mulheres e de como ainda precisamos, enquanto mulheres, lutar pela igualdade de direitos.

As obras de Chimamanda Ngozi Adichie podem ser adquiridas na Amazon BR, na Livraria Cultura e em outros sites.


Espero que tenham gostado, pessoal! E estou mais do que aberta para sugestões de autoras bacanas que mereçam um post só para si, ok? É só comentar aqui em baixo!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s