Livro · Pessoal

5 personagens que eu gostaria de ser!

Antes de começar enumerando as 5 personagens nas quais eu me transformaria numa boa, gostaria de dizer que acho maldade só poder escolher 5. Está certo que se fosse por mim, as pessoas iam poder escolher 9876543210 personagens, mas tudo bem. Eu fiz um esforço hercúleo aqui e escolhi apenas (apenas) cinco de um infinito de personagens maravilhosas. Quer conferir as minhas escolhas? É só ler abaixo!

1. Padmé Amidala.

tumblr_llhdd8dpvp1qj4rpho1_500

Antes de ser senadora e se opor a uma guerra que partiria a galáxia ao meio, antes de ser mãe de Leia Organa e Luke Skywalker e amor perdido de Darth Vader/Anakin Skywalker, Padmé foi a mais jovem rainha do planeta Naboo e lutou contra as forças de invasão da ardilosa Federação do Comércio. Sim, estou falando basicamente de Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma. Passei boa parte da infância vendo esse filme em VHS e sonhando com todas aquelas cenas de ação e coragem, de ousadia e de muita determinação que a Padmé protagonizara no filme. Mesmo estando ao lado de jedis e naves e batalhas épicas com sabres-de-luz, o fato de Padmé ser o centro da trama sempre me fascinou e influenciou muito a minha vida. Ela mostrou ser capaz de lidar com um problema gigantesco (uma invasão planetária) sem jamais esmorecer, sem jamais desistir e fazendo uso do diálogo e da diplomacia. Sua força sempre esteve em sua presença, em suas ações, e isso é fascinante.

2. Number One.

tumblr_n038ncxlyh1t5jymno5_r2_250 tumblr_n038ncxlyh1t5jymno6_r2_250

Eu não me lembro direito em que época da vida comecei a ver os episódios antigos de Star Trek. Mas me lembro claramente da presença feminina na série, fossem na ponte de comando, nas áreas de ciência e saúde, nas salas de máquinas, sempre haveriam mulheres trabalhando em pé de igualdade com os homens na U.S.S Enterprise. Eu poderia ter escolhido a Uhura, de quem sempre gostei e sempre defenderei sua existência tão importante para a diversidade e representatividade na ficção científica, mas quando penso em alguém que gostaria de ser daquele universo, penso na Number One, do piloto original da série: a inteligente segunda-em-comando na Enterprise, que resolvia todos os problemas para o Capitão Pike. Embora não seja mostrado na tela, fica implícito que Number One brevemente assume o comando da nave quando Pike está em Talos IV. Basicamente, ela seria para Pike o que Spock foi para Kirk, e isso é algo que eu adoraria ser.

3. Fa Mulan.

tumblr_muxpr1nzk31rcdt1qo1_500

Que atire a primeira pedra quem nunca quis ser uma personagem da Disney. Eu achava lindo as princesas com seus vestidos e fadas madrinhas e magia e tudo mais. Mas a história que sempre me prendeu mais foi a da filha única que se disfarça de homem para lutar na guerra no lugar do pai deficiente. Lógico que a animação suaviza a história real da heroína chinesa que enfrentou bravamente os horrores do campo de batalha e nos brinda com cenas memoráveis como as do Mushu e Gri-Lee, mas é impossível esquecer as lições que o desenho nos passa através de Mulan: uma mulher pode sim defender sua família, pode sim salvar seu país e pode sim se tornar uma lenda. Pois é bem como o Imperador diz: a flor mais bela é aquela que desabrocha na diversidade, e acho que isso me deu força para enfrentar muitos desafios na vida.

4. Lorna Dane/Polaris.

tumblr_mai11lct291rtpsduo1_500

Uma mutante poderosa, capaz de voar e de controlar objetos metálicos tal qual seu pai Magneto, Lorna sempre esteve à sombra dos irmãos mais famosos Wanda e Pietro. Nascida de um caso entre sua mãe Susanna e Magneto, ela descobriu seus poderes ainda criança, durante um vôo com sua mãe e seu padrasto, que discutiam. Durante a discussão, Lorna entrou em desespero para fazer seus pais pararem de brigar, o que acarretou uma manifestação precoce de suas habilidades magnéticas. Mas engana-se quem pensa que ela é somente uma coadjuvante nas histórias dos X-Men. Embora apareça em arcos menores, sua presença é indispensável para a resolução dos problemas como acontece na versão recente de House of M, em que Lorna se mostra capaz de desvendar uma intriga política descomunal, subjugar os inimigos que ameaçam Genosha e salvar a vida de seus familiares. Tudo isso sem bagunçar um só fio de seu cabelo verde irado!

5. Luna Lovegood.

tumblr_nm7fpkpmja1r7mqm8o1_500

Quando penso em todas as pessoas que já passaram pela Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, sempre me pego sorrindo ao lembrar de Luna Lovegood. Avoada, de grande coração e sempre usando, entre outros adereços estranhos, um par de brincos de arame em formato de rabanetes, Luna me conquistou. E olhe que ela é de Corvinal e eu de Sonserina. Mas a verdade é que, enquanto eu fazia mais a linha Hermione, que se baseava no método científico e na lógica para fundamentar suas crenças, o fato de Luna ser esse oposto me atraía bastante. Luna sempre se mostrou muito perceptiva com respeito à natureza humana, e possuía uma tendência a ser brutalmente honesta a respeito das coisas. O que basicamente me fazia desejar ser como ela, não era só sua personalidade ou gostos pessoais, era o fato dela não permitir que sua ingenuidade fosse confundida com fraqueza. Luna era boa de coração, extremamente generosa e gentil e cativante na medida do impossível, uma ótima personagem para alguém querer ser.


E vocês, pessoal? Quem são as 5 personagens que vocês gostariam de ser? Comentem aí em baixo! Até a próxima!

Deixe um comentário

