Livro

Mulheres na Literatura #1 – Annette Carson

Já faz algum tempo que eu decidi voltar a publicar no blog mas sem exatamente saber o que publicaria. Eu sou uma jornalista e escritora, é isso que eu sei fazer. E depois de ver uma iniciativa belíssima do site Prosa Livre no Twitter, que promovia os trabalhos e conquistas de mulheres negras ao longo da história através da hashtag #MulheresNegrasNotáveis, ficou claro pra mim o que seria o ponto de partida para trazer o Máquina de Escrever Mágica de volta.

Semanalmente eu vou postar mais sobre uma figura feminina notável na literatura. Somos muitas por esse mundo afora que batalhamos para escrever, publicar, divulgar. Somos mulheres jovens, adultas, idosas que buscam o reconhecimento merecido pelo nosso trabalho. E nada mais justo que eu, enquanto mulher e inserida no meio literário, contribua para difundir mais sobre as mulheres na literatura. E para iniciar essa série de postagens, eu escolhi uma autora que poucos conhecem: Annette Carson.

Annette-Carson
Annette em foto de 2009

Annette Carson é uma escritora freelancer britânica com uma preferência para as áreas da história e biografia. Ela é uma copywriter premiada, tendo vendido mais de 50.000 livros de não-ficção sobre temas como música e aviação, além de ter contribuído para a Encyclopædia Britannica. Seus trabalhos mais notáveis se centram na figura de Ricardo III, o último rei da linhagem plantageneta da Inglaterra. Seu interesse contínuo no monarca envolveu leitura e pesquisa incessantes, e em 2008 ela publicou o livro Richard III: The Maligned King (The History Press), um exame não-convencional do reinado de Richard, que questiona os pressupostos e as certezas dos historiadores tradicionais.

s-l225Mas enganam-se aqueles que pensam que Annette se limitou apenas a escrever sobre o rei. Quando a também autora Philippa Langley iniciou sua  busca pelos restos mortais  do rei Richard em agosto de 2012, ela citou The Maligned King como uma de suas inspirações e pediu a Annette que se juntasse à equipe como consultora histórica. Atualmente, Annette permanece ligada ao projeto Looking For Richard e tem trabalhado no suporte textual para o centro de visitantes Richard III em Leicester.

Annette trabalhou ativamente por anos para desconstruir a imagem horrenda criada em cima de Ricardo especialmente nos anos subsequentes ao seu governo. Uma recriação da vida e dos feitos do rei, as obras de Annette continuam a ser pouco ortodoxas, mesmo depois de anos da primeira publicação. E essa particularidade é devida ao fato de que Annette baseou-se em provas e textos registrados durante a vida de Ricardo, evitando as  fofocas e histórias difamatórias massificadas provenientes da era Tudor. Em julho de 2013, ela publicou um pequeno livro, Richard III: A Small Guide to the Great Debate, o qual visava explanar a controversa vida de Ricardo Plantageneta para o leitor comum.

Annette pode ser contada através de seu website e de sua página no Facebook. E seus livros podem ser adquiridos na Amazon BR e na Livraria Cultura.


Espero que tenham gostado, pessoal! E estou mais do que aberta para sugestões de autoras bacanas que mereçam um post só para si, ok? É só comentar aqui em baixo!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s